segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cabelos à vista!!

Uma penugem de neném. Finos, escuros e com vestígios ainda da careca. É um dilema, se olha no espelho e não se reconhece. Reconhece à falta de cabelos, a retenção de líquidos causada pelo corticóide, à mutilação do seio!
Mas reconhece que tudo tem um prazo. E que é preciso paciência, pois tudo voltará ao normal. Normal como antes? Nunca mais.
Outro cabelo, outra careca, outra cabeça. Eu diria ainda melhor! É de espantar a leveza como fala de sua vida, dos seus sonhos e até mesmo das suas dores. Dores causadas hoje pela sua aparência é fato. Quase chorou ao confessar: “parece que preciso dar satisfação do meu estado para todos, é como se eu estivesse afrontando alguém, é uma agressão o modo que me olham, às vezes me incomoda! E entendo que ficarei nessa situação por um tempo”.
Como é difícil. Eu queria possuir o poder da mágica para dar a ela o dom da invisibilidade, mas que ironia o que escrevo! É exatamente o contrário, temos que enxergá-la todos os dias. Eu preciso disso, é o meu combustível, é a certeza de que a vida continua. Mesmo sem cabelos, ela permanece viva.
A vida dela não para. A vida ficou parada aos donos dos olhares indiscretos e maléficos, pois perderam o seu tempo nesse breve instante quando não entenderam que é apenas aquilo que viram. Nada mais!
Antonie de Saint-Exupéry autor do livro O pequeno príncipe escreveu: "O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo". A força da Camila é imensurável, os obstáculos são postos diariamente e um por um ela vai implodindo como quem manda aos ares um rochedo arraigado. Ainda bem que existem no mundo pessoas fortes. Camila é uma.
O ano chega a sua metade e ela traz em seus ombros uma carga inestimável. Em seus pés a fé que precisa prosseguir e na sua cabeça não os cabelos, mas a única certeza: saúde!





13 comentários:

  1. LINDA!!! Por fora já está explícito mesmo antes de conhecer, mas a beleza interior é imensurável!!!
    DEUS é reluzido através da vida de Camila de uma forma tão real, forte, que até ofusca a nossa visão. A fé que ela tem por ELE transforma vidas e mostra a todos ao seu redor em qual Rocha ela está firmada. Minha amiga Camila, guerreira, perseverante, singela, companheira, fiel, amável e acima de tudo, filha e serva do Rei!!! Te amo muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Outra Beta em minha vida! Eu ja tinha duas, agora ganhei uma nova amiga por amar minha irmã! Esse é o meu maior presente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, vcs são lindas, é lindo o seu amor pela sua irmã. Os olhares as vezes nos vem como flechas, somos alvo, quando nesta fase o que mais gostariamos mesmo é de ser invisivel como vc disse. Que Deus abençoe cada dia de vossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, sempre linda!!! Mto feliz em vê-la alegre e saudável, encarando essa breve etapa erguida e com garra e fé!!! Te adoro!!!
    E Fernanda, não poderia deixar de parabenizá-la pelos relatos!!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Camila, show de bola seu visual com lenços e carequinha! Eu parti logo para uma peruca, roxo beterraba, cabelos lisos. Tinha então 3.8, um maridão e a concorrência é brava, não dá descanso! Careca me sentia um ET do filme Cocoom e escrevi no livro. O editor me chamou a atenção: Marina, eles eram Et's do Bem! E eu: mas eram feios pra dedéu!kkkk Quem precisar de disfarces que os use: perucas, lenços, bonés, toucas de crochê, vale tudo pra ficar "invisível" e ajudar a esquecer!Careca?? Então tá! Deus lhe abençõe e agora é CURA! Bj. Marina.
    Fê: você escreve muiiiiiiiiiiito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. conheci este blog ainda ontem mais o que de fato me chamou a atenção foi o amor e o carinho que une duas irmas é muito dificil pra quem não tem uma irmã(o)entender o qu existe nesta cumplicidade, amizade e carinho... é perfeito que vcs saiam vitoriosas dessa batalha e muito mais unidas ainda eu tb tenho uma irma que é minha outra parte e compreendo sua dedicação e afeto mais sei o quanto muitas vezes vcs devem ter sofrido por conta disso...
    os olhares não são sempre de crueldade minhas queridas existe estes e muito mais são especialmente de curiosidade não de interresse infelizmente mais curiosidade,não se magoem com isso é só desinformação... sejam felizes sempre. abraços nanna

    ResponderExcluir
  7. Linda a Camila
    Lindo o amor de vocês
    Lindo texto, escreve perfeitamente como nos sentimos, fiz minha 1° sessão de quimio, ainda tenho mais dois dias pra cair meu cabelo, mas tive uma alergia do medicamento no rosto, muitas espinhas, as pessoas me olhavam e eu tinha necessidade de explicar, mas PORQUE??????, ninguém tem nada a ver com isso, mas é bem assim, parece que é uma afronta as pessoas...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada... obrigada por tudo... pela energia, pela história, pelos aprendizados... tudo...
    Fique com Deus...sempre!!!
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  9. nossa !!!! como você é linda!!!! sou fisioterapeuta especializada e oncologia há 12 anos em brasilia e tenho um blog para ajudar as pacientes de cancêr que muitas vezes são pouco informadas ,ou acham que só ela tem cancêr de mama e que a vida nunca mais vai voltar a ser a mesma.quero uma foto sua no meu blog(não sei fazer isso)para mostrar que podemos ser bonita e feliz sempre mesmo passando por uma fase ruim falo isso sempre no meu consultório e no meu blog .PARABÊS VOCÊ É LINDA E VENCEDORA .bjs luciana martins
    e-mail lu.mm72@yahoo.com.br
    blog :fisioterapia oncologica e linfedema em brasilia

    ResponderExcluir
  10. Nossa, realmente ficaram LINDAS as fotos. Amei sutilmente mais as com boina. Que charme!
    Fê, mais uma vez, seus belos texos exalam todo seu amor e afeto por sua querida irmã. Tenho certeza PLENA de que ela viverá saudavelmente por longuíssimos anos. A vida está estampada no rosto dela! O otimismo e a convicção da vitória afloram nas entrelinhas do seu texto. Parabéns pelo belíssimo exeplo!
    p.s: chiquérrimo a fisio aí em cima pedir a foto dela pra colocar no blog, hein...hein..? rs

    super beijo.

    Renata.

    ResponderExcluir
  11. E como estão!!! Não vejo a hora de cobrirem toda a cabeça. Dizem que ganhamos cerca de 1cm por mês, ai ai, podiam ser 5cm não? A expectativa seria menor. Podiam nascer loirinhos, mas impossível rsrsrs. Aliás podiam várias coisas, mas, nem tudo está nas nossas mãos e dependem do nosso querer. Se tem algo que tenho aprendido, além de várias outras coisas, é isso "O tempo de Deus não é igual ao nosso", infelizmente ou felizmente? Nem sei, tudo tem seu lado positivo/negativo.

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, parabéns mais uma vez pelos seus textos, são ótimos e sempre me emocionam.
    Camila, amei suas fotos você ficou linda e me motivou a querer tirar fotos tão lindas como esta(tudo bem que a modelo aqui não ajuda tanto hehe. Beijos enormes!!!!

    ResponderExcluir
  13. Camila está linda... aliás, mais linda doq ue sempre foi!
    Sinto saudades, mas sinto principalmente um orgulho imenso, de saber q vcs têm uma força capaz de transpor qqr barreira... e fico feliz por saber q Deus é quem dá essa força a vcs!!!
    bJu saudoso e com carinho, Ju!

    ResponderExcluir