sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Do lado direito do peito.

Eu tento não pensar que serei a próxima. Mas, confesso que não é fácil! Vivi até então e pude assistir sangue do meu sangue adoecer. De formas distintas as duas padeceram do mesmo mal. Sou filha e irmã, mas sou Fernanda e desejo não querer pra mim. Mas penso. Resisto, mas penso. Não vou ser a próxima. Mas penso.
A dor de perder a mãe ficou acumulada no peito. A minha dor andou por onde durante esse tempo? Diluída em doses homeopáticas em cada pedaço de mim, que ainda sangra quando penso que foi... da maneira que foi. Eu, Camila. Somos acima de tudo irmãs. Mas, processamos o sofrimento de maneira oposta.
Adoeço também. Adoeço angustiada. Sofro mais. Faço estardalhaço. Ela se cala. Choro de soluçar. Ela chora calada. Bato a porta raivosa. Ela bate silenciada.
Se pensarmos, eu tinha todos os ingredientes para que isso acontecesse comigo. Mas se pensarmos melhor, eu ainda apesar de tudo, guardo, falo, guardo, grito, guardo, falo mal. Ela guarda, guarda, guarda e guardará para sempre... do lado direito do peito.

4 comentários:

  1. realmente guardar não sei ao certo se faz mai mal ou bem mais alguns são assim preerem guardar tudo...muito aflitivo esse tema...
    sua irmazinha como estar???

    ResponderExcluir
  2. olá Nana, Camila vai bem! Fazendo a radio e falta uma semana e um dia para o fim do tratamento. Uma vitória e tanto que será comemorada com muita oração e amor entre família. Obrigada pelo carinho e visita no nosso blog. super bjo.
    Fê.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,
    Nenhuma mulher da minha família (mãe, avós,irmãs, tias, primas de 1º e 2º grau) teve câncer de mama. Três irmãs tiveram tumores benignos (mama, útero, ovário). Eu tive câncer de mama! O que quero dizer é que a hereditariedade é UM dos fatores de risco, mas não o único e principal.Você deve se preocupar sim, marcar suas consultas com o mastologista, colocar suas dúvidas,receber orientações de como será o seu acompanhamento a partir deste perrengue com Camila. Você diz que tem todos os "ingredientes" para a doença, mas só um teste genético pode lhe afirmar se realmente você tem o "ingrediente" hereditário, ou seja, a mutação no gene Brca. Você, eu e todas as mulheres do mundo, especialmente as ocidentais, temos os "ingredientes" para desenvolver um câncer de mama a qualquer momento e isto porque os fatores externos (estilo de vida)concorrem mais que o hereditário. O seu medo é o mesmo meu. Duvida? Todas as vezes que olho minha filha fico aflita, tenho medo de ter passado a ela esta mutação maldita! O que eu faço? Faço acompanhamento dela com ginecologista e o mastologista sugeriu um acompanhamento quando ela tiver 20 anos (vou adiantar para 18). Não falo dos meus medos para ela, mas sei do medo dela, tão novinha...O que lhe aconselho é agir preventivamente, consultar um bom mastologista e nada de ficar sofrendo calada ou quebrando a casa. He, he, he. Nada de atitudes radicais, respire quando o medo atacar. Exercícios respiratórios não espantam medo nem curam doenças como câncer, mas leva Oxigênio para o cérebro e nos permite pensar! Continue escrevendo, aqui no blog ou faça um diário para dar vazão a sua dor (com palavrão e tudo o que vc tem direito). Escrever é bom d+ e alivia a opressão no peito! Fique com Deus! BJs para vc e Camila. Marina
    *Mandinha é minha filha e lhe manda bjin.

    ResponderExcluir
  4. nossa, chorei muito lendo esse teu post. Tenho 31 anos e sou o primeiro caso na família, tenho uma irmã mais nova e uma mais velha, minha mãe é saudável, GRAÇAS A DEUS, já repetiu muito a bobagem de que queria que fosse com ela. Minha irmã mais nova fez uma mamografia e apareceu uma mancha, eu me desesperei, tive muito medo de ela passar por tudo isso também, nao era nada. Imagino teu sofrimento ao ver as pessoas que ama passando por essa doença... quando estamos doentes, sabemos o que sentimos, tem momentos que estamos bem e nada importa, mas quando é o outro, estamos sempre angustiados, sem saber ao certo. Eu já me perguntei e pergunto ainda PORQUE EU, mas quando penso nas minhas irmãs, reflito e concluo, PORQUE NÃO EU? tinha que ser eu.

    ResponderExcluir