segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Esther.



Significa estrela. Estrela guia. Estrela que me guia. Que guia a nós. Irmã da mãe. Nossa tia. Quase mãe. Um café, um almoço e um conselho. Uma coca-cola, um suco e mais conselhos. Um conselho sobre a vida, a roupa e o cabelo. Um conselho sobre o namorado, casamento e emprego. Papo longo, papo curto, tudo é motivo pra papo. Papo sempre bom. Papo às vezes chato. Papo sem papas na língua.
Diz-se baixinha, eu digo que é! A mais das irmãs. Mas é baixinha só no tamanho. Abraça o mundo, pois é boa, boa de coração. O gênio é meu também, numa versão melhorada que a idade ajudou a compor. Eu digo que é mãe do filho luminoso e é filha iluminada.
Presente em tudo. Na saúde e na doença. Principalmente na doença. Estava lá quando soube que tinha câncer, estava lá quando partiu. Ouviu seu último suspiro, sentiu o seu penar. No velório discursou: “Vai minha irmã querida, descanse em paz”. Eu cuido aqui das meninas, na verdade isso não foi dito. Ficou implícito. Cuidou. Cuida.
Cuida da Camila e da sua dor, pede para não raspar a cabeça, que é pra deixar que os cabelos se vão. Pede pra usar a peruca, compra a peruca. Pede que eu seja melhor, melhor de gênio, melhor de jeito, melhor por dentro. Cuida oferecendo sua casa num dia de sol ou chuva. Cuida ligando pra saber como estamos. Cuida ausente. Cuida com os olhos.
Outrora, foi Teté. Hoje Tia Esther. Um dia meio avó Esther. Para sempre quase mãe Esther.

5 comentários:

  1. Difícil é não chorar, impossível, foi assim com o texto da mamãe, do papai.... Mas não é de tristeza, é de gratidão, por tudo que não mereço, mas que DEUS tem concedido e, uma delas é a sua presença. Só não deixe que a luz que emana de ti diminua ou se apague com as dificuldades dessa nossa vida. Então, não poderia perder a oportunidade de reforçar aquilo que voce já sabe: TE AMAMOS.

    ResponderExcluir
  2. MILOCA, IMPOSSÍVEL MESMO NÃO CHORAR...DESDE SEMPRE EU LEMBRO DESTA PRESENÇA TÃO CONSTANTE E TÃO INTENSA NAS NOSSAS VIDAS, MINHA TIA ESTHER.
    VOCÊ NOS ENSINA A SERMOS NÓS MESMAS E TER CONFIANÇA. EU ESPERO QUE NISSO ESTEJAMOS TE ENTENDENDO. NOS ENSINA A BUSCARMOS NOSSAS VERDADES, A O FAZER O QUE SE GOSTA MESMO QUE O CUSTO POSSA SER ALTO (CADA UM SABE ONDE O CALO DOI), MAS VALE A PENA. NOS DIZ PARA DEIXAR NOSSO CORACAO NOS LEVAR, JUNTO COM UM POUCO DE RAZAO E PECIÊNCIA, MISTURE TUDO E APARECERÁ VOCÊ TIA. NOSSA TIA ESTHER. BEIJOS PARA VOCÊ E FERNNDA QUE NOS PRESENTEI COM PALAVRAS TÃO PROFUNDAS.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê Simonssi, parabéns pelo blog. Queria lhe falar sobre um notícia que traz benefícios sobre os procedimentos para tratamento em câncer e o alerta de fundadora do Instituto Espaço de Vida sobre as novas medidas.

    Saúde
    Fundadora de Instituto de apoio a pacientes diz que medidas aprovadas pelo Ministério da Saúde são início para uma nova era no tratamento do câncer

    Sobre as medidas aprovadas pelo Ministério da Saúde para nove novos tratamentos para oncologia, a fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini, diz que “certamente as portarias publicadas na última quinta-feira (26) viabilizarão tratamentos mais modernos e eficazes no Sistema Único de Saúde- SUS. O problema é que não contemplam todas as doenças oncológicas”.

    A fundadora do Instituto Espaço de Vida destacou que muitos dos medicamentos de última geração, mesmo depois de aprovados nos Estados Unidos e na Europa, demoram muito tempo para serem registrados na Anvisa. “E, mesmo depois disso, o governo ainda demora muitos anos para incorporá-los à lista do SUS, impedindo milhares de doentes ao acesso ao um tratamento digno”. O Instituto tem como objetivo auxiliar pacientes com informações atualizadas e consultoria sobre tratamento médicos para diversas doenças como câncer de mama, renal, mieloma múltiplo, acromegalia e anemia falciforme, entre outras.

    Em relação à consulta pública sobre as diretrizes diagnósticas e terapêuticas a serem adotadas para o tratamento de várias doenças, Christine frisou que é fundamental que a comunidade científica tenha uma atuação efetiva nos próximos 40 dias, período determinado pelo governo para o envio de propostas e sugestões.

    Também presidente da IMF – Fundação Internacional do Mieloma, Christine diz que não houve muitos avanços no que diz respeito ao tratamento da doença, uma vez que o SUS ainda não disponibiliza para os pacientes brasileiros de forma universal as mais eficientes terapias já aprovadas pela própria Anvisa.

    ResponderExcluir
  4. Camila e Fernanda, é um grande privilégio poder emocionar, acompanhar, crescer e desenvolver junto com a Familia de vocês. Tenho a certeza que estão no caminho, pois são iluminadas e guerreiras. Forte Abraço,Nara.

    ResponderExcluir