domingo, 11 de abril de 2010

Inicio...


Em junho de 2003 a confirmação da doença, mamãe estava com linfoma não Hodgkin! A batalha iria começar...foram apenas 5 meses e ela faleceu em novembro do mesmo ano. Foram momentos difíceis, cenas inesquecíveis,inúmeras internações, a doença a consumiu....e a nossa família também. Meu pai lutou até o final com muita dignidade, foi forte, um grande companheiro, um pai exemplar...
Eu na epóca com 23 anos e Miloquinha com 19, estavamos envolvidas com a doença mas fomos poupadas até o último instante, até o ultimo final de semana , sobre o fim... ele estava próximo.
Mamãe se foi muito debilitada, isso deixou marcas em todos nós. Os dias seguintes foram duros e sentiamos muito sua falta, a família foi muito importante, papai era o mais abatido, Miloquinha a grande fortaleza da casa e eu âncorada no trabalho e no namoro. Hugo foi fundamental...
O tempo foi passando e a dor diminuia com ele, o envolvimento com o dia-a-dia ajudava a esquecer o buraco deixado em casa. A saudade era inevitável(e ainda é),porém, conseguimos tocar nossas vidas. Nos anos seguintes muita coisa boa aconteceu, emprego novo, nascimento de Dudu, formatura de Camila, carro zero (para mim era...rs)enfim...
Em 2010 tudo seguia do mesmo jeitinho e na minha cabeçinha achei que desse mal não iria mais sofrer ,mas, em 22 de fevereiro minha querida irmã recebe o diagnótico de câncer de mama.
O sentimento foi o mesmo, o medo da perda, o medo da dor,pensar em presenciar os mesmo efeitos da quimio, a falta do cabelo,as náuses, o medo da exposição e ai o tal questionamento: comigo de novo???
Sim de novo! De novo porque ainda falta melhorar num monte de coisa,o aprendizado sempre é mais eficaz na dor e junto com os tais questionamentos vem também as reflexões...o distancionamento de Deus, o distancionamento da família e dos valores ensinados pela minha mãe amada!
NADA É EM VÃO!!! EXISTE UM PROPÓSITO PARA TUDO...
Camila fez a quadrantectomia e a primeira quimio, os efeitos têm sido brandos, porém, a queda do cabelo veio que veio. Hoje cortamos o cabelinho acima dos ombros e essa semana ainda passamos a máquina, quinta feira acontece a próxima quimio, duas de quatro!Os médicos estão muito otimistas e nós também, tudo dessa vez será diferente, ou seja, com final feliz!
Minha história com essa doença tem como personagens pessoas que amo e que de alguma forma não estão aqui apenas a passeio, estão aqui para ensinar! E eu como boa aluna, estou aqui para aprender...





8 comentários:

  1. Amiga, vc me emociona e me surpreende...seu jeitinho, sua sensibilidade, sua força, sua coragem...vc é especial!
    Estarei sempre com vc para o q precisar.
    Te adoro!

    Papaula

    ResponderExcluir
  2. Querida....obrigada pelo carinho de sempre, nunca vou esquecer sua atenção!!! Um bjo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, esse texto reforça mais ainda a admiração que sinto por ti. São palavras tão belas e bem escritas que invadem e faz meu coração transbordar de emoção.
    Estarei sempre aqui.

    Beijão,
    Beta.

    ResponderExcluir
  4. A maneira que Deus nos tranforma e mostra sua verdade são as mais misteriosas.Tudo vale a pena se a alma não é pequena.
    grande abraço,Michell.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, Parabéns pelas palavras bem colocadas, serenas e muito afetuosas, com certeza você e Camila, junto com seu Pai construirão uma Nova Vida. Conte comigo ! Forte Abraço, Nara.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, sou amiga da Betina sua entiada. Gostaria de expressar aqui pra vc algo que creio. Voce disse que em tudo há um propósito não é mesmo? eu creio nisso. Em TUDO HÁ UM PROPOSITO, e o unico propósito que existe é daquele que nos formou e criou, quem tem nossas vidas guardadas e escondidas Nele, O Senhor o Soberano, aquele que sabe o inicio, o meio e o fim de todas as coisas e que nos ama muito. Ele ama muito a Camila, foi ele quem a formou. Gostaria de visitar voces e orar com vcs. Isso é possivel? Meu tel 9979 5454. Um BJu grande.

    "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito." (Romanos 8:28)

    Juliana Thom

    ResponderExcluir
  7. Fê!

    Muito bacana o que diz sobre aprendizagem, querendo ou não, as vezes precisamos passar alguns apertos, para conseguir resgatar coisas que não conseguimos sozinhos. Vc, se reaproximou de sua irmã, e de Deus. E graças a ele, hoje ela está aí, ao seu lado!
    Que Deus abençoe a vcs, e a vc, por essa bela demosntração de amor, e principalmente, de crescimento.

    Bjos

    Aline

    ResponderExcluir
  8. Saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor e, ao ler seu sublime texto, fui tomada pela saudade que sinto de tia Vera. Mulher preciosa, serena, batalhadora e amorosa. Ouvir seus conselhos, na nossa adolescência, foi essencial para termos atitudes mais sábias diante das situações inusitadas. Devo muito à sua família Fê, vocês foram e são parte fundamental de tudo que me tornei. Por isso, no dia que vi os seus olhos de desespero na academia, após a triste notícia do câncer de Miloca; quando ouvi o choro doído da minha amiga e quando vi a tristeza na face de tio William eu me revoltei, cega pela minha estupidez, ignorância e insuficiente fé. Mas, como você mesma disse, nada é em vão. Pois, aí está!! Camila, aquela quem devia ter se revoltado, já estava mais perto de DEUS do que nós. A sua fé, que outrora todos nós criticávamos, foi sua grande aliada, deu força, coragem e sabedoria suficiente para nos mostrar a importância do Senhor em nossas vidas. Foi Camila quem nos acalentou, foi ela quem nos mostrou que a revolta que sentíamos era burra. Ela, mais do que ninguém, enfrentou toda a dor convencida de que o Senhor tinha um propósito. E, assim aconteceu! Hoje, vejo vocês duas unidas; tio William mais presente; os amigos antigos se reaproximando; o amor de Guti e Camila se fortalecendo; a família mais forte...
    A forma como Camila tem enfrentado a situação me fez ser mais humilde para perceber que DEUS a escolheu porquê ela seria capaz de suportar, afinal, ela crê. Diferente de mim, pessoa descrente e inferior. Ela está sendo o meu maior exemplo. Exemplo de que preciso ter mais fé, ratificando o que eu disse acima: sua família é parte fundamental na formação da minha personalidade.
    Amiga, o que seria de mim sem você?? Absolutamente NADA. EU TE AMO!!
    PARABÉNS FÊ...esse blog foi uma iniciativa linda! O problema é que faz a gente chorar demais...rsrrsrs...beijocas


    Bia Magnago

    ResponderExcluir