terça-feira, 20 de abril de 2010

Mãe.






Difícil falar. Tentarei escrever. Faltam-me palavras. Faz-me reviver.
Sinto falta das pequenas coisas. Do almoço de domingo e de sua passagem todas as noite pelas nossas camas. Sinto falta de compartilhar. Sinto falta do seu cheiro. Sinto falta do seu amor...
Em minha breve passagem por esse mundinho ilusório, meu coração salpica ao pensar o quanto sofreu. Um sofrimento da alma, uma doença da alma, que transcende a dor física.
Ela tinha adoecido por completo. O corpo não respondia mais as drogas. Estava resignada a partir. Foram realmente dias de muita luta e agonia. Deixou três corações sofridos, deixou uma casa onde era o seu refúgio e deixou como ensinamento o seu exemplo e o verdadeiro sentido da maternidade.
Nos gerou, amamentou, cuidou, ensinou,amou. Fez de sua vida a nossa! Fez de sua jornada nosso porto seguro, alicerce.
Pressentia que estava doente. Emagrecimento súbito, uma tosse inacabável... Sofreu sozinha. Não revelou... Mamãe era assim, não falava sobre suas angústias, guardava tudo em algum lugar... Camila a puxou.
Faleceu na presença de Tia Esther, sua grande irmã, parceira e confidente. Não sei se nesse exato momento sofreu, também nunca quis saber. No domingo véspera do acontecido, ficamos o dia todo no hospital, a base de morfina ela dizia coisas desconexas “Minhas filhas minha cama está no teto”. Tinha um olhar que reconhecia a todos que ia visitá-la, mas, às vezes se mostrava vago, distante, como se estivesse em comunhão com Deus. Fomos para casa já sabendo da sua ida, dormimos. Ela se foi pela manhã. Sucumbiu.
Tenho muito orgulho de ser sua filha. Agradeço por tudo, pela minha formação, pelos meus valores e pelas conquistas. Porém, o que mais agradeço é pela minha irmã. Sem ela a caminhada teria sido muito mais árdua e dolorosa. Sem ela não teria resistido.
Em meus sonhos a vejo sempre bem e feliz, como antes, num tempo de paz. Acredito que encontrou uma nova moradia e se refez. E de lá nos protege.Quando eu era pequena ela dizia “ Filha você tem um anjo , não esqueça a oração dele” E eu dizia “ Eu sei que tenho, só não sei onde ele está." Pois bem, agora eu sei."MÃE anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiaste a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.Amém"

5 comentários:

  1. Que lindo, Fernanda!! Talvez possa imaginar o que se passa por sua cabecinha e a dor que sente por uma perda tão significativa. Caso eu não saiba, conheço alguém que com certeza, sabe de tudo sobre vc, te conhece antes mesmo de vc vir ao mundo, a palavra dEle nos diz o seguinte: " Porque Ele tem cuidado de vós ", se firme nessa certeza e se aconchegue ao colinho dEle e Ele suprirá todas as suas necessidades. Fique na paz!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fernanda admiro o amor que você tem por sua irmã!!! Se eu não tivesse uma irmã como você, certamente minha trajetória também teria sido muitoo mais sofrida e difícil!!!!
    Grande beijo!
    Maria Antonia

    ResponderExcluir
  3. Fefa, só hoje estou conhecendo seu blog.. cada registro, cada história, cada lembrança... fiquei emocionada.. é mta beleza!!
    Parabéns pelo blog querida!
    Vc é linda, mto linda, de alma e de coração!
    Força e paz!!
    Beijos com carinho,
    Keila

    ResponderExcluir
  4. Sobrinha querida,
    Com certeza vc está tirando uma grande lição da dor e do medo de mais uma perda, mas está ganhando muito em sabedoria..., praticando fraternidade e demonstrando amor em tudo que escreve.
    Parabéns!!!
    Tia Delba

    ResponderExcluir