quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mal necessário.

Sabe aquela história do mal necessário? Pois bem, no momento é a tal quimioterapia. Que causa tanto desconforto e possui efeitos colaterais significativos (náuseas, vômito, diarréia, aftas, queda de cabelo, entre outros) Mas que por outro lado, é a possibilidade de pensar que existirá vida após essa provação. Que esse mal vivido atualmente nos trará momentos de muita felicidade num futuro que se aproxima.
Ponderar assim é pensar que somos perfeitamente passíveis de nos regenerar, de nos recuperar e ainda digo mais, somos totalmente capazes de tirar proveito de situações aparentemente desesperadoras em beneficio próprio. E posso afirmar com veracidade que tais males tem transformações de uma magnitude tão grande que pode modificar não só uma pessoa mas todo o meio que está inserida.
Partindo desse pressuposto e tendo como parâmetro a doença da Camila, que a princípio nos fez ter paúra da morte e logo nos intrigou, já que é nova, sem histórico de câncer de mama na família, saudável... Foi capaz de nos fazer refletir de como somos frágeis e estamos suscetíveis a adoecer nessa vidinha mundana. Foi responsável também por nos encorajar a enfrentar essa situação e nos mostrar que somos fortes já que estamos vivenciando um momento de extrema delicadeza e, além disso, trouxe implícito que possamos tirar da dor um ensinamento.
Acho que essa é a grande lição, a grande sacada da nossa existência. É tentar fazer da nossa passagem, tempos menos sofridos, já que a vida por si só se encarrega de nos dar obstáculos a serem superados. Questionar-nos é importante. Mas aprender é fundamental. E tenho aprendido. Aprendi que a dor é inevitável. Mas o sofrimento esse é opcional.
“Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe”... Estamos no aguardo!

3 comentários:

  1. Bravo!!! Encarar o sofrimento como uma provocação é desejar mais do q uma analgesia... q a dor seja na verdade o primeiro aliado para o entendimento da vida! Pq, inevitavelmente, ela se faz presente, mas q ela seja a força motriz para revertermos as situações mais difíceis! E que as palavras, escritas ou ditas, sejam o grande analgésico para nossas almas! Beijos com muito amor!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, com certeza este caso mostrou não só a vocês como a todos que o acompanham, como somos frágeis. Assim como nos ensinou e ensina a todo momento uma lição de força de vontade, coragem e união familiar.

    ResponderExcluir
  3. "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". Chico Xavier

    Coragem, força e fé.
    E muito carinho meu.

    Beijos, Beta.

    ResponderExcluir